Skip to content
Incoerências Blog
  • Incoerências
  • Política de privacidade

Miguel Oliveira: quando o talento nem sempre encontra as condições certas

25 de Setembro, 2025 by José Lopes

Miguel Oliveira é um piloto de enorme talento, mas a sua trajetória em MotoGP mostra que, por vezes, os astros não se alinham. Não se trata de só de lesões ou escolhas erradas — inevitáveis no desporto — mas de detalhes técnicos atipicos que poucos conhecem e que, silenciosamente, afetaram resultados.

1º  revés na KTM
Quando Miguel Oliveira começava a afirmar-se, conquistando pódios e mostrando o seu potencial, a KTM via-se obrigada a lidar com uma mudança súbita: a Michelin descontinuou um modelo de pneu fundamental sobre o qual estava baseado  o desenvolvimento do chassis tubular da moto. A WP, responsável pelas suspensões, ainda não tinha dados suficientes para otimizar o desempenho e contrariar este revès da Michelin. O resultado? Uma temporada em que Miguel e a KTM pareciam desfasados, e apenas conseguiam esporadicamente resultados de topo mas apenas no molhado.

O desafio da Aprilia
Em 2022, a Aprilia apresentava a RS-GP 2022, uma moto muito competitiva graças às concessões concedidas . Miguel Oliveira assinou com a equipa satélite RNF, mas sem concessões em 2023, a Aprilia enfrentava um dilema: quantidade de motores limitada para toda a temporada 2023 .
Na primeira corrida em Portimão, Miguel estava em forma e rodava no comando nas primeiras voltas, até ser abalroado por outro piloto. Mas no final ao analisarem o motor usado perceberam que com aquela configuração não iriam ter motores para fazer toda a época  : para garantir que os motores durassem toda a época, foi necessário reduzir o regime de rotação fala-se em cerca de 1000 rpm , sacrificando desempenho e velocidade — uma limitação invisível ao público, mas que afetou diretamente a sua capacidade de lutar por melhores resultados.

Conclusão
Miguel Oliveira provou, ao longo da sua carreira, que o seu talento está acima de qualquer obstáculo. Mas estes dois episódios mostram que, no MotoGP, nem sempre a habilidade é suficiente: a tecnologia, a sorte e as circunstâncias podem decidir uma temporada antes mesmo da primeira bandeira de Xadrez.

PORTIMAO, ALGARVE, PORTUGAL – MARCH 24: Miguel Oliveira of Portugal competes with their RNF MotoGP Team during the MotoGP Free Practice at Autodromo Internacional do Algarve on March 24, 2023 in Portimao, Algarve, Portugal. (Photo by Octavio Passos/Getty Images)
11th Round MotoGP 2019 – Red Bull Ring (AUT)

Post navigation

Previous Post:

Miguel Oliveira 2026 ??

Next Post:

Incoerências sobre notícias que vão surgindo relativamente a marcas de Elétricos.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

  • Incoerências sobre notícias que vão surgindo relativamente a marcas de Elétricos.
  • Miguel Oliveira: quando o talento nem sempre encontra as condições certas
  • Miguel Oliveira 2026 ??
  • Quero deixar uma mensagem para quem ainda critica os carros elétricos.
  • Metáfora sobre Imigração descontrolada.

Comentários recentes

    © 2025 Incoerências Blog | Built using WordPress and SuperbThemes